Alimentos que contribuem para o sistema imunológico – Alerta ao Coronavírus

A preocupação atual está em relação a contaminação do Covid-19 (coronavírus), uma vez que vem acometendo muitas pessoas na China. É importante entender sobre a doença, como prevenir, e seguir as orientações de profissionais do Ministério da Saúde. Muitas informações circulam pela internet e acabam causando pânico na população atrapalhando os trabalhos de investigação das autoridades competentes. Antes de divulgar qualquer informação pesquise sua autenticidade.

O sistema imunológico é o que defende nosso organismo contra doenças, e atua na defesa contra doenças, vírus, bactérias, entre outros, nos protegendo, ou seja, é uma barreira que impede a entrada, agindo como nossa defesa corporal. Esse mecanismo de defesa se chama “resposta imune”. Cada pessoa corresponde com a resposta imune diferentemente em virtude de estarem com a situações metabólicas comprometidas ou não.

É sempre importante acompanhar como está a sua saúde, pois é através dela, que sabemos se estamos com nosso sistema imunológico bom ou não. Pessoas que estão sempre resfriadas, cansadas, sono agitado, não se alimentam corretamente, possuem alguma doença crônica não transmissível como diabetes, devem redobrar os cuidados.

Não existe segredo para mantermos a saúde e nosso sistema imunológico bem, porém temos sempre que estar em alerta para qualquer coisa diferente que o nosso corpo sinalize.  Faça um check-list de como está o seu dia-a-dia e faça os reajustes. Sempre é tempo de melhorar a nossa imunidade.

Primeiro – Analise se você está ingerindo uma alimentação saudável, colocando em suas refeições o que é recomendável comer diariamente. A pirâmide alimentar é um ótimo parâmetro para iniciar essa avaliação, pois existe o mínimo de porções e o máximo que devemos ingerir em nossa rotina.

Alerta: Muitas pessoas deixam de ingerir o mínimo de porções principalmente de frutas, verduras e legumes. No grupo das frutas, temos uma grande variedade, dentre elas, as ricas em vitamina C, que são as que tem a função de melhorar e manter o sistema imunológico, além de ser antioxidantes.

Segundo – Não pode faltar uma verdura de cor verde escura no prato, pois possuem ácido fólico, nutriente importante na formação de glóbulos brancos (leucócitos), responsáveis pela defesa do organismo. Alguns alimentos ricos em ácido fólico (brócolis, couve, espinafre, dentre outros).

Terceiro – Inclua inhame diariamente para compor a necessidade diária de carboidrato (1 a 2 porções no dia somente – não exagere), além de fornecer energia, possui fibras solúveis benéficas durante a absorção, vitaminas do completo B, B6, B1, riboflavina, ácido fólico e niaxina. Também tem uma quantidade boa de antioxidantes e vitamina C, além de sais minerais como cobre, potássio, ferro, magnésio, cálcio e fósforo.

Quarto – Atenção na lavagem de mãos e desinfecção com álcool 70º

Dica da nutricionista:

• Inclua diariamente 1 porção de inhame na forma crua batida com frutas ou água de coco, ou assado ou cozido

• Coma 1 fruta rica em vitamina C em sua forma in natura, pois é sempre melhor o aproveitamento do nutriente, porém, caso não goste, ingira em forma de suco, onde o mesmo deve ser feito e ingerido imediatamente para não perder seu valor nutricional.

• Deixe disponível na bolsa um frasquinho com álcool gel 70º e use sempre que necessário.

• Em caso de dúvidas, procure sempre um profissional da saúde. Ele é a melhor pessoa para ajudá-lo em virtude de seu conhecimento mais aprofundado sobre o assunto. Cuidado com as falsas informações e orientações. Fique atento!

 

Dra. Rosana B. P. Veiga – CRN3 4684
Nutricionista com pós graduação em Gerontologia; Consultora e auditora para empresas e estabelecimentos de alimentação; Atendimentos para serviço de home care; Casas de repouso e professora para cursos de cuidadores; Docente curso técnico de nutrição; Voluntária na orientação de nutrição da ABRAZ de Campinas – Associação Brasileira de Alzheimer