Qual a melhor alimentação para o inverno?

E para manter a temperatura do nosso corpo próximo aos 36ºC, gastamos um pouco mais de energia para permanecer aquecido e com isso, diminuímos as defesas naturais nos deixando mais vulneráveis a doenças da época como gripes, resfriados, dentre outros problemas respiratórios. Outro agravante, são lugares fechados, sem circulação de ar, que aumenta a proliferação dos vírus e das bactérias nos ambientes, contribuindo para a contaminação entre as pessoas. E esse cenário é bem típico da estação mais fria do ano.

Pensar nessa estação nos remete a imaginar nosso corpo agasalhado, uma lareira e uma comida quentinha para nos aquecer. E nada melhor do que um caldo, uma sopa para nos dar prazer e deixar nosso corpo quentinho, alimentado e satisfeito. Pensar que no inverno gastamos um pouco mais de energia pode contribuir para o exagero na alimentação, pois acabamos tendo uma sensação de mais fome e com isso comendo além do necessário.

As sopas e caldos são uma excelente opção nessa época do ano para compor nosso cardápio, porém alguns cuidados devem ser tomados para não aumentarmos de peso e ficarmos desesperados depois com a balança. A escolha dos ingredientes para as sopas e caldos é fundamental para que a preparação não fique tão calórica.

Pensar que sopas e caldos tem poucas calorias devido os alimentos não estarem em sua forma sólida é um engano que muitas pessoas cometem, pois independente da consistência do alimento sólido, líquido ou em creme, a caloria permanece.

E é nesse momento que devemos nos atentar aos alimentos que vamos colocar em nossas preparações, e tomar cuidado com algumas tentações que deixam nosso cardápio de inverno mais calórico.

• Deixe a sopa mais liquida e com alimentos que possuem mais água em sua composição como abobrinha, abóbora, cabotiá, berinjela, quiabo, couve flor, brócolis, repolho, acelga, couve, espinafre, agrião. Aproveite os talos que são nutritivos e coloque as verduras cortadas em tamanhos maiores para dar volume. Isso ajuda também na hora da ingestão, onde terá que mastigar esses ingredientes ao invés de só tomar o líquido. As ervas são também uma excelente opção na escolha dos temperos, proporcionando um aroma e sabor delicioso.

• Evite acompanhamentos como queijos, crótons, pães, pois estes contribuem para deixar a preparação calórica e comermos mais do que precisamos.

• O ideal é que a sopa tenha a mesma variedade de nutrientes como uma refeição sólida, contendo 1 carboidrato (macarrão integral ou arroz integral ou batata doce ou inhame) + 1 proteína (carne bovina ou pescado ou aves) + verduras.

Independente da escolha dos pratos para o seu dia-a-dia, manter o equilíbrio na alimentação deve fazer parte da nossa rotina. Aproveite a época para incluir no cardápio as sopas e caldos, porém evite ganhar peso, e aproveite para curtir o inverno sempre pensando em seu bem estar, sua saúde e no prazer de comer.

Dra. Rosana B. P. Veiga – CRN-3 4684
Nutricionista com pós graduação em Gerontologia