Hábitos da vida moderna e suas consequências
Com a rotina das pessoas cada vez mais cheia de atividades, os hábitos em muitas vezes estão mudando, principalmente no que se refere a alimentação. Existe uma contradição em relação a melhora da qualidade de vida na atualidade, onde as pessoas melhoraram a qualidade de vida em relação ao conforto, a praticidade de alimentos prontos para o consumo, disponibilidade enorme de alimentos processados e ultraprocessados nos mercados, porém começaram a ter mais doenças.
Segundo o Ministério da Saúde (2019), 54% da população encontra-se acima do peso ideal. Não é à toa que o aumento de crianças e jovens com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como hipertensão, obesidade, arterosclerose, diabetes, dentre outras vem aumentando consideravelmente. Atualmente os programas de saúde estão considerando essas situações como uma epidemia dos tempos modernos. O que antes era considerado doenças comuns no idoso, hoje as mesmas doenças são prevalentes nos mais jovens. E o mais agravante de tudo isso, é que não existe histórico genético familiar.
É fato que o histórico familiar contribui para uma predisposição ao aparecimento de algumas doenças, porém é possível prevenir a mesma com uma alimentação saudável, não uso de cigarro, álcool e a prática de exercícios físicos. Estamos na era do controle remoto, onde é só ligar para pedir um alimento, é só clicar para comprar algo pela internet ou pagar alguma conta, e com isso deixamos de nos exercitar ou fazer algo para economizar tempo.
O fato de colocarmos muitas atividades em nossa rotina diária tem deixado as pessoas com muita pressa, e falta de tempo para fazer sua refeição com calma e com alimentos de verdade, que não sejam processados ou ultraprocessados, tem contribuído para o aumento das doenças.
E ai vem a pergunta, é possível parar ou reverter o processo da perda da saúde e o aparecimento das doenças?
Ao mudarmos nosso estilo de vida é possível impedir a “progressão” das doenças para que ela não evolua e traga outras complicações. No caso da herança genética, você pode retardar, ou nem dar tempo dela se manifestar caso adquira essas mudanças.
Dica da nutricionista:
• Procure fazer a sua refeição com alimentos naturais e menos processados, com temperos naturais, sem adição de açúcar e exagero no sal e gorduras. Aprenda a fazer a sua refeição e curta esse momento, pelo menos em 1 de suas refeições;
• Quanto mais natural é o alimento, mais saudável é, inclusive do ponto de vista nutricional, pois seus nutrientes são preservados;
• Reserve o tempo para sua refeição, a fim de que possa comer devagar, saboreando e sentindo o aroma dos alimentos.
E se você quer fazer parte da geração saudável no futuro, saia da zona de conforto e decida mudar e melhor seus hábitos, ganhando com isso mais saúde, bem estar e uma longevidade com qualidade.