Café faz bem ou mal para a Saúde?

Café, uma bebida que está presente atualmente em muitos momentos de nossas vidas, seja no café da manhã ingerido puro ou com leite, após o almoço, reuniões de empresa, encontro com os amigos, eventos, dentre outras situações que vivenciamos no dia-a-dia. Aquela paradinha para um cafezinho, é um momento de relaxar, parar para pensar e recarregar as energias para voltar as atividades.

Essa bebida preferida dos brasileiros foi de suma importância para a economia brasileira entre os anos de 1800 a 1930. O cultivo e sua exportação foi um verdadeiro marco divisor na história do nosso país.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Estatística), os brasileiros ingerem de 4 a 5 xícaras de café, todos os dias e, é o 1º da lista de consumo per capta de vários alimentos, ganhando inclusive do Arroz e Feijão. E com esses dados, é importante termos o conhecimento se essa bebida de paixão brasileira faz ou não mal para a Saúde.

Como tudo na vida, o equilíbrio na ingestão, é fundamental para não trazer consequências a saúde. É importante conhecer o próprio corpo e saber como ele responde aos seus hábitos alimentares. O café tem seus dois lados, sendo um deles de super herói e o outro de vilão.

Benefícios:
• Contribui na prevenção para o Câncer de Colón;
• Estimulante, acelera o rendimento cerebral, melhora a concentração e a memória;
• Antioxidantes, que têm a capacidade de liberar dopamina, que é um neurotransmissor responsável por uma gostosa sensação de bem-estar.
• É benéfico para a atividade cardiovascular, protegendo quem o consome. Estes estudos afirmam que quem toma café diariamente tem menor chance de doenças cardíacas.
• Ajuda a acelerar o metabolismo

Malefícios:
• Ansiedade, irritabilidade.
• Dor de Cabeça, e nesse caso, observar se já não está dependente do produto.
• Dificuldades para dormir.
• Perdas importantes de nutrientes através da urina, uma vez que ele possui ação diurética contribuindo assim para que o organismo fique mais vulnerável a infecções, principalmente a cistite e outros distúrbios causados por fungos.
• Irritação estomacal para pessoas com gastrite.

Deve-se tomar cuidado para que essa bebida não se torne um vício e consequente exagero do seu consumo.

Ideal não ultrapassar 3 xícaras de café por dia durante todo o dia, e evitar adoçar com açúcar, dando preferência ao mel, ou tomar ele natural para sentir seu real sabor e aroma. Uma boa dica é mexê-lo com um pauzinho de canela dando um leve toque ao sabor

Importante ressaltar que existem também outros alimentos que possuem a cafeína como: Chá mate, chá preto, guaraná, refrigerante sabor coca cola e cacau e sua dosagem também deve ser moderada.

E diante de tantos estudos e falas sobre o famoso cafezinho, o que fazemos?

O bom senso, o equilíbrio, a dosagem certa, nos horários adequados devem sempre ser respeitados, além de conhecer os efeitos que ela causa em seu organismo e aproveitar desta bebida que feita na hora, com um cheirinho delicioso e quentinho se torna irresistível.

E depois de saber de tudo isso, vamos tomar um cafezinho?

Dra. Rosana B. P. Veiga – CRN-3 4684
Nutricionista com pós graduação em Gerontologia