Alimentação para o verão e inverno. Existe diferença?

A alimentação é o processo onde as pessoas ingerem diferentes tipos de alimentos, para que o organismo possa realizar suas funções vitais. E dentro desse conceito, é importante que os alimentos ingeridos possuam nutrientes com qualidade, a fim de realizar suas funções de manutenção da vida.

Nosso corpo é formado de células que precisam de nutrientes para desempenharem suas funções em nosso corpo, e a escolha dos alimentos com nutrientes saudáveis impactam diretamente no bom funcionamento do organismo.

O corpo necessita manter a temperatura corporal equilibrada e segundo “Edmundo Vasconcelos”, o organismo se articula para equilibrar a temperatura natural do corpo, sem prejudicar os órgãos vitais. E por este motivo, nossa responsabilidade em ingerir nutrientes necessários para não sobrecarrega-lo é importante. É necessário que prestemos mais atenção ao nosso corpo e como ele reage em cada estação do ano, uma vez que alimentar-se é voluntário e depende de cada um.

No inverno o organismo precisa aumentar a temperatura corporal ocasionando um aumento no consumo de calorias, ou seja, gastamos mais calorias. E é nessa época que mora o perigo, sentimos mais fome e acabamos ingerindo alimentos além da nossa necessidade, principalmente com alto teor de gordura, açúcar e preparações quentes como sopas, caldos, chocolates. Outro alerta importante, é a ingestão de água nessa época do ano, onde as pessoas não sentem muita sede, e podem apresentar desidratação, pele ressecada, dentre outros agravantes. Nosso corpo transpira menos, porém eliminamos liquido através da urina que aumenta sua eliminação no inverno, ou seja, a necessidade de ingerirmos água é a mesma. A ingestão de alimentos ricos em vitaminas e sais minerais nem sempre são apetitosas nessa época, porém é importante que as saladas, frutas e legumes façam parte da alimentação diária.

Já no verão, nosso metabolismo não precisa fazer um esforço tão grande para a manutenção da temperatura corporal, porém, nesta estação perde-se mais líquidos e sais minerais. É importante a ingestão de líquidos, principalmente água, como também o aumento no consumo de saladas que além de apresentarem sais minerais em sua composição, ajuda na digestão, funcionamento intestinal, controle de saciedade do apetite, devido grande quantidade de fibras. Deve-se evitar alimentos pesados ricos em gordura que dificultam a digestão e elevam a temperatura corporal.

Segue abaixo algumas dicas e alertas para você se manter saudável, independente da estação do ano:
• Caldos, cremes, sopas – Podem ser muito calóricos, se não se atentar para alguns detalhes. Utilizar legumes, verduras, carne magra e pouca quantidade de carboidrato. Alerta para o consumo de pães, torradas, que geralmente acompanham essa preparação.
• Bebidas quentes como chá, chocolate, café, alerta para a quantidade do consumo de biscoitinhos, bolachas, bolos, bolinho de chuva que geralmente acompanham esses líquidos.
• Petiscos tanto no verão como no inverno, geralmente acompanham bebidas alcoólicas como cerveja, vinho, caipirinha, etc. e são extremamente calóricos e ricos em gorduras.
• Prefira sempre carnes magras, alimentos ricos em fibras, verduras, legumes, frutas, pouca ingestão de açúcar, pouca ingestão de sal, evite frituras, beba bastante água e com certeza sua saúde e seu corpo estarão sempre saudáveis.

O nosso corpo é uma máquina que precisa de cuidados e manutenção para funcionar adequadamente, Você é o único responsável por ele.

Dra. Rosana Veiga – Nutricionista CRN-3 4684
(Especialização em Gerontologia)