[Alimentação na minha empresa] Compensa investir?

Quando estamos estruturando a nossa empresa e buscamos novos ares e opções para satisfação do corporativo, muitas dúvidas e opções são jogadas a mesa. Dentre as mais ditas, está o refeitório da empresa.

Afinal de contas, compensa ou não investir na alimentação dos funcionários diretamente no local do trabalho ou vale mais a pena investir em vale alimentação?

Não é tão simples assim. Vários fatores precisam ser analisados como o local, o porte que possui o seu estabelecimento e até os tipos de atividade que a sua empresa produz.

A grande questão é, as empresas que passam a oferecer um tipo de alimentação aos funcionários, ganham algumas vantagens perante aquelas que não o disponibilizam.

Vantagens de investir no refeitório da empresa

Dentre aquelas que são mais comentadas, encontramos…

O aumento da produtividade dos funcionários

Isso porque eles conseguem um tempo melhor para almoçar, descansar e passam a retribuir isso de alguma forma. Ou seja, passam a render mais pela satisfação que se encontram.

A redução de atrasos na hora do almoço

Isso porque como o mesmo acontece no local de trabalho, fica mais tranquilo e prático agilizar o horário de retorno, evitando atrasos e otimizando o tempo de trabalho.

Uma melhor integração dentre os funcionários

Como eles almoçam juntos, passam a confiar mais uns nos outros e desperta o senso de trabalho em equipe.

O clima de confraternização surge no ar e acaba agindo positivamente no bom relacionamento entre eles.

E a menor rotatividade

Quando temos um refeitório e investimentos em alimentação saudável e equilibrada para a nossa equipe, temos o menor risco de faltas devido a problemas de saúde e por tal, menor rotatividade.

Vale a pena colocar o refeitório na minha empresa?

Bom, não existe um formato rápido para responder a essa questão. Dependendo a disponibilidade, outras formas de concessão, como vale refeição, refeições prontas e vale alimentação podem ser uma boa alternativa.

O mais importante nesse tópico é que o empreendedor leve em consideração o tipo de atividade que seus funcionários executam. Se a sua empresa fica afastada do centro, o refeitório é uma opção bastante plausível.

Fora isso, para empresas que possuem mais de 50 funcionários, o custo também é considerável, principalmente se eles precisarem fazer mais de uma refeição ao dia.

Entretanto, se a sua empresa estiver localizada no centro, investir nesse espaço pode não ser a melhor opção para o seu negócio e sim, oferecer a eles vales refeições que sejam condizentes com os preços dos restaurantes aos arredores do seu estabelecimento.

Procure fazer uma pesquisa antes de fixar e colocar na ponta do lápis os custos X benefícios.

Lembre-se que, no local da empresa ou fora dele, o que realmente vale otimizar o tempo gasto para que o eu colaborativo consiga almoçar com tempo, sem correria, consiga descansar da atividade que ele desempenha e assim, retribuir isso de forma vantajosa para o empreendedor, que é rendendo mais em seu horário de trabalho.

Precisa de refeição para sua empresa? Fale com a Mirassol e veja como podemos ajudá-lo, seja montando um refeitório na sua empresa ou contratando um plano de refeição transportada (modelo Hot Box ).