A importância do desenvolvimento de lideranças

No Brasil, existe o seguinte ditado, “o gado só olha sob olhar do dono!”. Essa máxima e verdadeira, quando a empresa negligencia a importância do desenvolvimento de lideranças dentro da organização. Se ela quiser se manter próspera e obter resultados a médio e longo prazo, precisa desenvolver líderes entre seus colaboradores.

O que significa ser um líder?

Não é preciso ter um cargo de chefia para desempenhar função de líder. Líderes são aqueles funcionários que executam suas funções de forma eficaz, ajuda os colegas de trabalho a solucionarem problemas e ainda é capaz de motivá-los.

É falsa a ideia que líderes nascem prontos. Em todos os setores da empresa, pessoas que demonstram ter de forma natural, uma ou outra característica. E é função do gestor de RH identificar e treinar esses personagens, com as competências essenciais de liderança, para conseguirem direcionar as atividades de todos seus colegas, gerando resultados. Assim, permite que o “dono” olhe outros aspectos mais estratégicos do negócio, enquanto o “gado engorda” sozinho.

Algumas qualidades precisam ser identificadas no colaborador, como ter bom relacionamento interpessoal e iniciativa. Outras características que precisam ser amadurecidas para o desenvolvimento do líder:

• Empatia – capacidade de escutar, com interesse em ajudar o outro;

• Comunicação verbal clara;

• Ter conhecimento macro do negócio – para conseguir avaliar como as atividades de todos em sua volta influenciam de forma positiva os resultados da empresa;

• Sentir segurança para tomar decisões;

• Transmitir alegria e motivação, tornando o ambiente de trabalho leve;

• Saber construir alianças para engajar todos os funcionários.

Os desafios da liderança

Os colaboradores que assumirem o papel de liderança precisam estar capacitados para administrarem os futuros desafios, permitindo estarem confiantes e capazes de exercer influência de forma natural, ou lidar com possíveis atritos com os colegas, sem a necessidade de invocar “autoridade”.

Alguns desafios que líderes enfrentam:

• Promover sentimento de equipe – unir e engajar as pessoas com o sentimento de time, com objetivo de explorar as qualidades individuais visando o sucesso do coletivo.

• Administrar conflitos – Já falamos em como gerenciar conflitos (leia artigo clicando aqui). Saber ouvir todos os envolvidos com calma para entender as verdadeiras motivações do embate, sem causar ressentimentos e ainda, manter o clima organizacional harmonioso.

• Estabelecer uma comunicação assertiva – Para a equipe conseguir ótimos resultados, é necessário ter certeza que todos saibam exatamente o que devem fazer e como suas atividades são importantes para os objetivos da empresa ser alcançado.

• Montar uma equipe heterogênea – Manter a diversidade na equipe, permite acesso a habilidades e conhecimentos complementares, o que torna a empresa mais inovadora durante a busca de soluções e conseqüentemente, mais competitiva no mercado.

Promover a formação de líderes é um diferencial competitivo essencial para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado, ainda mais com a concorrência cada vez mais acirrada. Seu capital mais valioso são as pessoas. Elas que constroem a cultura, os valores e o propósito de existir, pilares muito mais profundos que a simples manufatura e geração de lucros.

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing Comunicação e Publicidade