06 dicas para falar bem em público

É impossível se desenvolver profissionalmente sem precisar falar em público, que pode começar desde a entrevista de emprego, na explanação de uma ideia para o gerente ou na apresentação de resultados para a diretoria da empresa. Mas para atrapalhar, esse é também um dos maiores medos do ser humano.

A boa notícia, é que ao contrário do que muita gente pensa, é possível aprender a se expressar de forma articulada e segura, deixando esse medo para atrás. E pensando justamente nisso, preparamos algumas dicas para você compartilhar com seus colaboradores. Confira!

1. Respire

Antes de falar, procure se manter relaxado através de meditação ou alguma atividade que ajude a administrar a ansiedade. É legal também praticar um trava-línguas e exercícios de respiração, para apresentar uma dicção adequada.

E caso fique um pouco nervoso momentos antes, saiba que é normal.

2. No seu ritmo

Para a sua apresentação ficar mais interessante, varie a tonalidade da voz, volume e a velocidade de sua fala. Para criar uma sensação de relevância, utilize pequenas pausas depois de mencionar alguma informação importante. E sempre que perceber que perdeu o interesse do público, utilize algum quebra-gelo como uma piada relacionado ao tema.

3. Observe o público

Durante a sua apresentação, distribua o seu olhar por todo o ambiente. Se tiver poucas pessoas, olhe para todas elas durante a sua fala. Isso transmite uma sensação de segurança para quem assiste e estabelece conexão com os presentes, mantendo a atenção de todos.

4. Movimente-se

O que poucas pessoas sabem, é que a linguagem corporal é tão importante quanto a falada, porque ela reforça a mensagem ao público quando ambas estão condizentes, ou pode desacreditar você, caso a postura seja contraditória ao que está sendo dito.

Para isso, mantenha o corpo ereto, utilize os braços para realizar gestos que agreguem ênfase nos pontos mais importante e sempre acompanhe o ritmo de sua fala. Se estiver de pé, é interessante se movimentar um pouco para manter a atenção do público.

5. Utilize material de apoio

Os elementos mais importantes da apresentação são você e a mensagem, porém, podem ser utilizados materiais de apoio, como imagens, gráficos, números em destaques e textos reduzidos (de preferência em tópicos), apenas para te orientar na organização e articulação da ideia.

Evite textos longos e principalmente, não fique lendo o que já está escrito no material.

6. Seja autêntico

Não tente aparentar ser quem você não é. É importante seguir as dicas, porém, deixe ao público descobrir quem você é de verdade. Caso tenha um perfil mais sério, não tente bancar o apresentador mais engraçado do mundo (exceto por alguns quebras-gelos, para despertar a atenção em determinados momentos).

Porque além de uma postura artificial, a sua mensagem vai soar como falsa e perderá a credibilidade.

E uma última dica, é interessante você escrever um roteiro, ensaiar e se possível, gravar a sua performance para assistir e saber onde pode melhorar. E boa apresentação!