As tendências para o RH no pós pandemia – parte 02
No último artigo (As tendências para o RH no pós-pandemia – Parte 01), falamos um pouco sobre as novas tendências (e algumas que já estavam em andamento) que ganharam força na gestão de RH, por causa da pandemia.
Abaixo, mais algumas que podemos observar:
Mais informação e menos “achismo”
Culturalmente, os empresários brasileiros de pequeno e médio porte realizam a gestão empresarial no feeling, com base apenas em suas experiências como gestores. Hoje, com a pandemia derrubando inúmeros paradigmas, a gestão com base em informações concretas, se torna essencial para se reduzir a margem de erro nas tomadas de decisão.
Capacidade técnica e comportamento do colaborador
Já faz um tempo, que a inteligência emocional vem ganhando mais importância, além do currículo acadêmico. Se considerarmos as novas formas de trabalho (como o home office) e as pressões inerentes às elas, novas exigências também surgem e saber lidar com elas, é fundamental.
Por isso, cada vez mais as empresas vão buscar funcionários valorizando suas habilidades emocionais, além das capacidades técnicas. E encontrar profissionais (ou desenvolver nos colaboradores) a inteligência emocional para enfrentar emoções como estresse, ansiedade ou frustrações, serão determinantes para a empresa se manter relevante e competitiva no mercado.
Educação continuada
Outra tendência que já se mostrava importante e ganhou força com a pandemia, é a educação continuada.
Atualmente, ter o diploma de ensino superior não é mais garantia de emprego e em todas as atividades, é necessário que o colaborador continue se atualizando e adquirindo conhecimentos, se quiser continuar no mercado.
As novas ferramentas digitais
Outra característica que a pandemia reforçou, é a necessidade de estar aberto a conhecer novas ferramentas digitais.
Todos os dias surgem novas tecnologias que se propõem ajudar a resolver problemas cada vez mais específicos. Fique atento em acompanhar, se essas soluções podem tornar a sua rotina mais produtiva e eficiente.
E na sua empresa, vocês perceberam alguma outra tendência ganhando relevância na dinâmica do RH para o pós-pandemia?
Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing e Comunicação