Ideias para promover o Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha que visa combater o câncer de mama, que atualmente é adotada instituições e empresas de todo o mundo. O objetivo é promover a importância da realização do exame, porque quanto antes for diagnosticado, maiores as chances de cura.
E como o departamento de RH têm um papel fundamental na comunicação interna da empresa, é muito importante promover a divulgação da campanha para suas colaboradoras. Então, preparamos algumas ideias de ações que não requerem grandes investimentos, podendo ser aplicadas de forma rápida e prática. Confira!
• Crie uma mensagem inspiradora – Crie uma mensagem que promova a importância da prevenção, bem como o procedimento do autoexame. É importante ressaltar que se a colaboradora perceber alguma anormalidade, é necessário procurar um médico!
• Espalhe a mensagem aos 4 ventos – Você pode distribuir as mensagens pelos murais da empresa, fixar em locais como corredores, refeitórios e até enviar por email para os colaboradores.
• Ambientize a empresa – É muito importante utilizar reforço visual, então se possível, decore de rosa locais de fluxo e estratégicos da empresa.
• Distribuição do Pin para funcionários – Crie um pin com uma mensagem sobre a importância de realizar os exames de prevenção e distribua entre seus funcionários. Muitas empresas distribuem um laço rosa com alfinete.
• Sorteio de produtos de ONGs que ajudam no combater ao câncer – muitas instituições possuem a missão fornecer recursos para aqueles que lutam contra a doença. Adquira seus produtos e realize uma ação de sorteio e/ou bingo entre seus colaboradores. Sempre tente vincular essa ação com a mensagem de prevenção.
• Distribua folhetos sobre o combate ao câncer – Geralmente, as instituições de combate ao câncer já possuem materiais comunicação impressos. Aproveite a instituição que você adquiriu os brindes mencionados acima e distribua seus folhetos entre seus colaboradores.
• Envolva também os homens – Crie mensagens direcionadas também ao público masculino, reforçando a importância sobre a saúde de suas mães, irmãs, esposas e filhas.
• Valorize quem já venceu o câncer – Verifique se na sua empresa tem alguma colaboradora que venceu a doença e a convide para compartilhar sua experiência com as outras pessoas, através da palestra ou bate papo durante um café da manhã.
• Divulgue as ações nas redes sociais – utilize os perfis da empresa para divulgar todas as ações relacionadas ao Outubro Rosa. Dessa forma, você reforça a importância da prevenção e divulga informações relevantes para um público muito maior geral, impactando positivamente muito mais pessoas.
• Organize um “Casual Day” – Combine um dia para todas as colaboradoras poderem trabalhar usando roupas de cor rosa. Isso gera um impacto muito profundo na conscientização coletiva, principalmente se a empresa utiliza uniforme.
• Palestras motivacionais – Você pode convidar especialistas da saúde ou representantes de instituições, para palestrar sobre a importância da prevenção, o perigo da doença, a realização do autoexame, mensagens inspiradoras de quem já venceu a doença, entre outros assuntos que reforcem o tema.
Espero que essas ideais ajudem você a divulgar o Outubro Rosa dentro da sua empresa. São dicas simples, mas que podem representar uma grande diferença na vida de alguém.
Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing e Comunicação