Cuidados com a Saúde e Bem Estar do Trabalhador

O Ministério do Trabalho impôs as empresas através de lei, a obrigatoriedade de realizar exame médico admissional, periódico e demissional, visando observar e resguardar a qualidade de vida do trabalhador.

E nesse intervalo entre os exames, quem vai orientar, acompanhar a saúde e bem estar do trabalhador?

É fato que a prevenção gera benefícios a longo prazo. A qualidade de vida não se compra, se constrói. E pensando nisso, as Empresas atualmente estão mais engajadas na promoção e prevenção da saúde de seus colaboradores. Um terço do dia do colaborador é passado na empresa e cuidar da saúde do mesmo, gera benefícios para ambos os lados.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a alimentação está entre os 40% dos fatores que mais matam ou invalidam pessoas em todo o mundo e conscientizar os colaboradores de que a saúde é um patrimônio de muito valor se torna importante para todos os empregadores.

Sendo o nutricionista um mensageiro e defensor da qualidade de vida, ele pode através de seus conhecimentos, promover melhoras significativas em hábitos alimentares viciosos e prejudiciais à saúde dos colaboradores e que acabam se estendendo também aos seus familiares.

As campanhas sobre saúde podem ter início com o levantamento de DCNT (Doenças Crônicas não Transmissíveis), como Hipertensão, Diabetes, Dislipidemias, Obesidade) e Avaliação Antropométrica (IMC, Circunferência Abdominal, Pregas Cutâneas, dentre outras) e à partir desses dados realizar palestras e orientações sobre mudança de hábitos e alimentação saudável.

É importante que as pessoas mudem seus hábitos e sua forma de pensar. Deve-se ter em mente sempre: “Eu não estou fazendo dieta, estou mudando meu estilo de vida”. É importante deixar claro que mudar não é fácil, porém é possível.

O relacionamento entre a nutricionista e os colaboradores tem como principal objetivo privilegiar o “Ser Humano” dentro da empresa, e ao sentir-se acolhido e cuidado, ele realiza suas atividades mais feliz, realizando o endomarketing espontâneo e contribuindo para o crescimento pessoal e da Empresa.

Dra. Rosana B. P. Veiga
Nutricionista com especialização em Gerontologia – CRN-3 4684