4 Dicas de Ergonomia para o Home Office
Com quase dois anos de pandemia, muitas empresas optaram por não trazer seus colaboradores de volta ao escritório. E trabalhando tanto tempo de casa, é necessário que o RH oriente suas equipes em como exercer as funções, sem causar problemas ao corpo.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas:
• Escolher um local apropriado – A primeira coisa é orientar o colaborador sobre como escolher o local apropriado. Ele ficará 8 horas trabalhando de casa, então a mesa da cozinha ou um local de convivência social, não vai dar certo. Se possível, escolha um cômodo calmo, com isolamento acústico e de preferência, com luz e ventilação naturais.
• Atenção para a Postura – Ao trabalhar de casa, alguns funcionários podem se descuidar e ficar mais à vontade em relação a postura corporal, como no sofá ou puffs. É interessante desenvolver um manual orientando os colaboradores sobre a importância de manter a postura correta, utilizando mesa e cadeiras com a altura e encostos apropriados.
• Sobre o Notebook – Os computadores notebook dominaram os ambientes de trabalho por causa de sua frexibilidade de locomoção Porém, como ferramenta de trabalho, é necessário alguns ajustes para manter a ergonomia e evitar lesões.
Para isso, é preciso que o notebook fique em um suporte para se alinhar na altura correta, em uma distância de 50 a 75 cm dos olhos. Dessa forma, é necessário que o colaborador utilize teclado e mouse acoplados ao computador.
• Oriente sobre a importância de realizar Pausas e Alongamentos – Ficar na mesma posição por horas, faz mal tanto no escritório quanto em casa. Justamente por isso, muitas empresas possuem programas de ginástica laboral. Em casa, o colaborador continua com a necessidade de realizar os alogamentos, além de fazer pequenas pausas a cada duas horas.
É importante que essas dicas e outras informações pertinentes a saúde e bem-estar dos colaboradores, sejam reforçadas através de endomarketing.