O verdadeiro preço de montar um refeitório industrial

Empresas de todo tipo precisam lidar com as necessidades de seus funcionários. Enquanto alguns lugares trabalham com vale refeição e vale alimentação, por exemplo, em outros casos pode acabar sendo mais válido e econômico oferecer um refeitório industrial para os colaboradores.

Essas empresas, independente do ramo que seguem, costumam manter os funcionários em rotinas diárias dentro de um só estabelecimento. Por conta disso, não vale a pena enviá-los para fora em todos os horários de intervalo e deixá-los à mercê de preços variados de restaurantes.

Ainda que os funcionários não estejam, necessariamente, afastados de um centro comercial, os valores do local podem não corresponder ao que a empresa oferece. A praticidade e a economia, tanto para os negócios quanto para a equipe, é muito maior com refeitórios industriais.

Entretanto, não é nem um pouco barato custear o desenvolvimento de um refeitório. Então, qual o valor real gasto para manter esse aspecto da empresa, e como saber se vale a pena?

Os custos do refeitório

Já falamos aqui no blog sobre os valores gasto para montar um refeitório industrial.

Alguns elementos básicos precisam ser inseridos em qualquer ambiente culinário. Equipamentos de cozinha, por exemplo, são os principais, bem como os mais caros.

Alguns milhares seriam gastos com fornos, chapas, geladeira, panelas, talheres e outros equipamentos e eletrodomésticos necessários e de boa qualidade. Se o local escolhido não estiver preparado para comportar uma cozinha, também será necessário adquirir bancadas e talvez até mesmo realizar uma pequena reforma ou sanitarização do ambiente.

No local de refeição em si, mesas industriais vão ocupar o cômodo, cada uma comportando de 4 a 10 pessoas. É comum que existam outros elementos, como uma televisão, uma pia ou um bebedouro, por exemplo.

Na hora da compra de todas as ferramentas essenciais, não se pode deixar passar a pesquisa de preços, o que, por si só, já é um processo longo.

Além de tudo isso, os gastos também incluem a contratação de uma equipe para cozinhar, o que significa todo o processo seletivo cansativo e demorado com o qual todo empresário está familiarizado. Esses gastos serão recorrentes, assim como os de manutenção dos equipamentos.

Como fazer valer a pena?

Não se assuste: isso não significa que sua empresa não deva ou não consiga comportar um refeitório industrial. Felizmente, há uma opção que reduz os custos drasticamente.

Contratar uma empresa terceirizada para cuidar da logística da cozinha não só diminui a dor de cabeça de gerenciar uma nova equipe, como também é evidentemente econômico em relação a uma contratação individual.

Os equipamentos, também, além de serem entregues junto com a nova equipe, terá a qualidade garantida. Por mais que você pesquise preços e especificações, profissionais especializados na área de culinária saberão diferenciar e utilizar os melhores utensílios de cozinha.

Ou seja, os gastos já caíram pela metade.

Trabalhar com uma equipe interna exige sensibilidade e cuidado peculiares, mas nenhuma empresa pode arcar com custos exacerbados. Ao contratar uma empresa terceirizada para gerenciar o seu refeitório industrial, você garante o melhor tipo de experiência para seus funcionários e a melhor economia para o setor financeiro.