Montar uma cozinha Industrial vs Contratar refeições transportadas

Quem possui uma empresa sabe o quanto é importante ter a equipe sempre motivada e pronta para encarar os mais diversos desafios que o mercado de hoje, cada vez mais competitivo e especializado.

Pensando nisso, hoje existem diversos programas voltados exclusivamente à motivação da equipe, como cursos gratuitos, bonificação por metas e homenagens em datas especiais.

No entanto, a motivação e rendimento da equipe vai muito além do aspecto estritamente profissional, pois passa necessariamente pela qualidade de vida.

Apesar de diversos aspectos que influem na qualidade de vida do funcionário estarem fora do alcance da empresa, sobre o principal deles é possível ter total controle: a alimentação.

Como todos sabem, uma boa alimentação propicia uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, um rendimento superior no trabalho.

No entanto, aqui surge a questão: dentre as alternativas em alimentação empresarial, qual seria a mais vantajosa? Montar uma cozinha industrial ou contratar refeições transportadas? É isso que você irá descobrir na sequência.

Requisitos da cozinha industrial

cozinha industrial

Uma cozinha empresarial pode ser uma ótima aposta, pois permite total controle sobre os mais diversos aspectos das refeições, incluindo cardápios, propriedades nutricionais e mesmo horário das refeições. No entanto, uma série de tarefas devem executadas para garantir o sucesso da empreitada.

Além de dispor de espaço útil para a instalação da cozinha, é necessário contar com profissionais para a criação e execução do projeto, inclusos arquiteto(a), engenheiro(a) e mão de obra.

O ideal é que o espaço da futura cozinha industrial já seja uma cozinha, pois a criação de uma pode sair bastante cara.

O segundo passo é a compra de equipamentos, já que uma cozinha industrial exige equipamentos específicos e de boa qualidade. Além disso, é necessário considerar os custos com mobília, pois serão necessárias mesas, cadeiras, sofás, etc.

Resolvida estas duas etapas, é necessário contratar profissionais, que incluem pelo menos um(a) cozinheiro(a), um(a) auxiliar de cozinha e um(a) nutricionista, elevando ainda mais o preço da construção da cozinha.

Apesar destes custos, um espaço deste tipo é capaz de suprir todas as necessidades da empresa e seus funcionários e elevar consideravelmente a qualidade de vida e rendimento de seus funcionários.

Requisitos de refeições transportadas

refeitorio-completo

Esta alternativa para refeições empresariais funciona basicamente como uma cozinha industrial, só que terceirizada. Contar com esta alternativa significa não ter custos com funcionários da cozinha e com a construção da infraestrutura do local de preparo das refeições.

Pode-se pensar que a qualidade das refeições propiciadas por este serviço pode ser inferior ao de uma cozinha própria, além de não haver total controle sobre os preparos, geralmente pensados para suprir as necessidades nutricionais que determinada profissão tem (afinal, as necessidades alimentares de trabalhadores da indústria são diferentes de trabalhadores que trabalham exclusivamente com o intelecto). Mas este é um ledo engano.

Empresas que fornecem este tipo de serviço contam com uma infraestrutura moderna, seguem todas as regras de higiene e de boas práticas em alimentação e contam com uma equipe de cozinheiros e nutricionistas de primeira, além de oferecem a possibilidade de cardápios on demand, pensados especificamente para atender as necessidades nutricionais de determinado grupo de trabalhadores.

Em suma, podemos dizer que tanto a montagem de uma cozinha industrial quanto à contratação de refeições transportadas são boas opções, mesmo que cada uma tenha uma particularidade, mesmo que a segunda opção seja mais vantajosa para empresas em crescimento, já que não é necessário fazer ajustes de expansão da cozinha e contratação de mais profissionais para atender a demanda.

A decisão entre um ou outra deve ser pensada cuidadosamente pelos gestores e equipe de RH da empresa, pois ela terá impactos na qualidade de vida e na produtividade de seus funcionários.