Porque você não deve gastar com a compra de um refeitório

Quando se tem uma empresa, a primeira coisa que se quer é optar por aquilo que melhora o desempenho de seus funcionários. Pensando nisso, uma das opções que se tem, é incorporar um refeitório em sua própria empresa, a fim de que os trabalhadores não precisem se locomover para realizar as alimentações.

Apesar de parecer uma boa ideia, há diversos de outros motivos que devem ser levados em consideração antes de construir um refeitório para o seu negócio.

Motivos para você pensar bem antes de montar o seu próprio refeitório do zero!

O primeiro motivo diz respeito às questões econômicas da sua empresa. Construir um refeitório requer um alto investimento, pois como terá objetivo de alimentar um número significativo de pessoas, ele deverá seguir todas as normas de vigilância sanitária, e ainda, oferecer um espaço amplo para comportar todos os frequentadores.

Além de demandar um grande custo e ocupar uma boa parte do espaço físico da sua empresa, a construção de um refeitório aumenta as suas responsabilidades. Ou seja, além de gerar mais gastos, você precisará destinar uma parte do seu tempo para gerenciar e acompanhar as atividades do seu refeitório. Isso acaba tirando uma boa parte do foco do seu trabalho, uma vez que outra atividade acabará sendo prejudicada.

No entanto, você pode pensar em contratar alguém para cuidar das questões relacionadas ao seu refeitório. Esta opção pode até parecer suficiente, mas da mesma forma, demandará um investimento ainda mais alto.

Não se pode contratar qualquer pessoa para esse tipo de atividade, portanto, você precisaria de um especialista e com experiência. Um profissional da área de gastronomia oferece bons serviços, mas por outro lado, o preço para a contratação deste tipo de serviço é consideravelmente alto.

Dessa forma, além de investir grandes quantias para comprar todos os equipamentos necessários, construir sua cozinha, você ainda terá um gasto mensal para pagar o especialista que tomará conta disso tudo.

Ainda sobre gastos com o pessoal, é importante lembrar que você precisará de mais funcionários para cuidar das refeições. Isso envolve pagamentos de um maior número de pessoas, e ainda, mais direitos trabalhistas.

Outro principal motivo para não comprar um refeitório é a grande dificuldade em agradar todos os gostos. Para evitar gastos desnecessários, um refeitório deve escolher um tipo específico de alimentos. Isso provavelmente pode agradar alguns e desagradar a outros. Nunca se consegue atender a todas as expectativas.

Isso pode fazer com que, ao invés de agradar os seus funcionários, você acabe desagradando, fazendo com que trabalhem menos motivados.

Outro motivo diz respeito à saúde dos seus funcionários. Numa tentativa de redução de custos, a cada dia que passa, os refeitórios oferecem cada vez mais refeições rápidas e práticas, o que nem sempre é uma alternativa saudável. Todo mundo sabe que o consumo frequente desse tipo de alimento (frituras, principalmente) é altamente prejudicial para a saúde, podendo trazer sérias consequências, como obesidade, colesterol e aumento da pressão arterial.

Com isso, fica claro que a melhor alternativa é dispensar seus funcionários para que cada um faça a sua alimentação fora do ambiente de trabalho. Além de ser um tempo de descanso deste cenário, você evita preocupações desnecessárias.