Festas de final de ano: Como manter a alimentação saudável?

Durante o ano todo estamos buscando dicas, receitas, truques, para manter a alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, sempre pensando no nosso bem estar e qualidade de vida, e isso não deve ser diferente no final do ano.

No mês de Dezembro, temos que ficar em “Alerta” com nossa alimentação para não chutar o balde, como diz a expressão popular da língua portuguesa. São tantos encontros de comemoração como: Amigo secreto, happy hour de fim de ano, festa de confraternização, Ceia de Natal e Réveillon, dentre outros, que quando vemos a alimentação saudável feita durante o ano todo, vai por água abaixo nesse mês.

Podemos ir a todos os eventos sem culpa, curtir e descontrair, afinal de contas comer é um dos prazeres da vida, porém é importante tomar cuidado para não exagerar demais, e entrar o ano já se arrependendo pelo descontrole, e a consciência pesada pelos quilos a mais adquiridos.

Segue alguns truques para ajudar nas tentações dessa época de festas:

• Nunca saia de estomago vazio, antes de sair de casa, coma um prato de saladas com folhas, pois possuem um maior teor de fibras e ajuda na saciedade, evitando assim consumir demais durante os encontros.

• Não pule as refeições do dia para compensar depois. Todas as refeições devem ser feitas, porém reduza na quantidade de cada uma delas para complementar depois. Equilíbrio é o segredo.

• Ceia de Natal e Réveillon – Geralmente a mesa é farta, enfeitada e com uma variedade muito grande de preparações. É fato que comemos primeiro com os olhos. Prefira as frutas in natura. Das frutas secas que compõe a mesa, o damasco é o menos calórico. As oleaginosas como amendoim, castanha e nozes consuma em pequenas quantidades, pois possuem um elevado índice calórico. Quanto as proteínas, dê preferência ao Peru, que é menos calórico do que o Tender e o Pernil. Os temperos naturais também são uma boa opção.

• Sobremesas geralmente são calóricas, coma com prazer, porém escolha somente uma e não exagere na porção.

• Evite repetir as porções, principalmente das sobremesas.

• Monte sempre um prato colorido, pois indica maior variedade de nutrientes.

• Bebida alcóolica deve ser ingerida com moderação. Dê preferência ao vinho, é rico em antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento precoce e tem em média 70 a 80 calorias em 100ml. A champagne também é uma boa opção com 80 a 90 calorias em 100ml.

• Manter a hidratação durante o dia todo é fundamental, evita a mensagem enganosa de que o organismo está com fome. Beba bastante água. Quem está mal hidratado pode sentir uma falsa sensação de fome, pois o alimento é uma forma indireta do organismo reter água e por isso emite mensagem para que você coma.

• Fuja dos vilões, principalmente os aperitivos que vamos comendo sem perceber batendo papo, como castanhas e nozes que são bem calóricas. São benéficas por serem ricas em gorduras insaturadas, mas devem ser consumidas moderadamente.

• Procure dormir bem. As horas de sono são necessárias ao organismo e se não forem suficientes, seu apetite pode aumentar devido a produção de um hormônio chamado leptina que envia uma mensagem ao cérebro de que está precisando de mais energia e você acaba ingerindo quantidade a mais sem necessidade.

E se você extrapolou um pouco em algumas dessas datas, reforce nos exercícios físicos e passe o dia seguinte bebendo bastante água, ingerindo frutas, saladas e queijos magros.

Enfim, final de ano é sempre bom, pois aproveitamos para refletir, pensarmos um pouco mais em nós, fazer promessas de melhorias para a nossa vida e não devemos deixar que a alimentação nos traga momentos de preocupação. Sair, reunir-se e divertir-se é bom para relaxarmos e mantermos a qualidade de vida. A busca de outros prazeres, além da comida é fundamental para ser feliz.

Feliz 2018

Dra. Rosana B. P. Veiga
Nutricionista com especialização em Gerontologia – CRN3 4684