Como o PDCA pode ajudar o RH

O PDCA é uma ferramenta que tem o objetivo de auxiliar a implantação ou otimização de processos. E por ser muito simples e de fácil aplicação, se tornou muito popular entre os gestores de empresas.

A essência do PDCA está na sua natureza cíclica, onde as atividades e os resultados obtidos são analisados e repetidos, com as adequações necessárias até atingir o objetivo desejado.

Cada letra de sua sigla corresponde a uma etapa da ferramenta:

• P de Plan (planejar)
• D de Do (fazer)
• C de Check (checar)
• A de Action (ação)

Confira alguns exemplos de como a metodologia pode ajudar o RH:

• Melhorar o processo de seleção de candidatos
• Reduzir o turn-over
• Melhorar a comunicação interna da empresa
• Promover treinamentos de capacitação
• Desenvolver lideranças dentro das equipes
• Reduzir custos e despesas
• Alinhar a “visão de futuro” da empresa com os colaboradores
• Melhorar o clima organizacional

Tenho certeza que você, como responsável pelo RH, consegue identificar muitos outros problemas onde a ferramenta pode ser utilizada, tanto para os desafios do próprio RH como para auxiliar outros setores da empresa.

COMO APLICAR O PDCA

A primeira coisa é listar quais são os processos ou atividades que estão críticas e precisam ser melhorados. E para entender como funciona, vamos explicar o que significa cada etapa:

Planejar (Plan) – Essa é a etapa mais complexa da metodologia, pois envolve identificar o problema e colocar como meta a sua solução. É aqui onde você vai documentar um plano de ações, prazos de entrega e seus responsáveis.

Fazer (Do) – “Atitude é melhor do que talento”. Agora que você colocou no papel como pretende resolver o problema, é hora de colocar em prática. Caso as realizações das tarefas sejam de responsabilidade de outras pessoas, as oriente e supervisione conforme a necessidade.

Checar (check) – Essa etapa começa quase que em paralelo com “Fazer”, pois ela consiste em comparar os resultados das ações obtidas com as metas estipuladas. É muito importante registrar tudo o que acontece.

Ação (Action) – O objetivo da última etapa é aperfeiçoar o plano de ação, comparando o desempenho do que foi previsto com o realizado. Com isso em mãos, faça uma reavaliação da estratégia inicial e realize as adequações necessárias.

Como o PDCA possui uma natureza cíclica, isso quer dizer que com esses ajustes você volta à etapa de “Planejamento” com as novas informações e repete o processo.

No próximo artigo, vamos aprofundar um pouco mais sobre cada etapa e disponibilizar uma planilha para ajudar você a implantar com sucesso na sua empresa.

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing Comunicação e Publicidade