Como manter uma alimentação saudável fora de casa

A rotina de comer fora de casa para algumas pessoas faz parte do seu dia-a-dia, e é possível manter uma alimentação saudável, uma vez que as opções oferecidas são muitas.

Atualmente existem empresas especializadas em oferecer alimentação dentro da própria empresa em que se trabalha, como também, entregas de diversos tipos de refeições em forma de marmitex, ou lanches rápidos saudáveis, caso você não tenha tempo de preparar sua refeição para levar ao trabalho.

O mais importante é seguir as 4 leis da alimentação para que seu corpo funcione adequadamente e não fique suscetível, deixando assim portas abertas para o aparecimento de doenças. Pedro Escudero, um médico do século XX que contribuiu muito com a nutrição do corpo, já defendia que se seguirmos essas 4 leis, com certeza, estamos seguindo uma alimentação saudável.

LEIS DA ALIMENTAÇÃO

Lei da Quantidade – Todos os alimentos ingeridos devem ser em quantidades suficientes para manter as necessidades energéticas e nutricionais do organismo e mantê-lo em equilíbrio. Não deve ser ingerido nada em excesso ou ingestão insuficiente.

Lei da Qualidade – Todos os alimentos ingeridos deve ser completos em sua composição atendendo todos os nutrientes de que seu organismo necessita. A variedade na alimentação contribui para que todos os grupos de nutrientes sejam ingeridos.

Lei da Harmonia – Todos os alimentos ingeridos precisam ter um equilíbrio entre os todos os nutrientes que necessitamos, pois não agem isoladamente no nosso organismo e sim em conjunto, pois cada nutriente tem uma função específica no organismo e devem estar em harmonia para o bom funcionamento.

Lei da Adequação – Todos os alimentos ingeridos devem ser especifico as suas necessidades, pois cada indivíduo tem a sua característica e necessidade fisiológica.

E é fácil saber se está seguindo essas Leis na sua alimentação. Pratos com alimentos de várias cores significam que está sendo ingerido variedade de nutrientes, além de ficarem atrativos. Ideal comer em pratos rasos e dividi-lo na hora de colocar as preparações colocando metade de folhas e a outra metade com 1 carboidrato, 1 proteína, 1 leguminosa, 1 legume, sempre de sua preferência para se alimentar com prazer. Ex.: Alface + Arroz + Feijão + Carne + legumes. Não exagerar no sal e na quantidade de óleo. Como sobremesa, ideal que seja sempre 1 fruta, de preferência rica em fibras.

Se sua empresa possui restaurante, o cardápio deve ser feito sempre por uma nutricionista e com certeza é fácil também montar seu prato seguindo as leis da alimentação. Se você realiza sua refeição em restaurantes por quilo, a variedade dos pratos também facilita na hora das escolhas.

Dica da nutricionista: Montar um prato bonito e saudável não quer dizer colocar de tudo “um pouco” e sim colocar a quantidade suficiente. O mais importante é não exagerar e fazer aquela montanha de comida para ser ingerida no mesmo momento, pois sobrecarrega seu organismo e não é saudável.

Escolhas inteligentes resulta em saúde.

Dra. Rosana B. P. Veiga – CRN3 4684
Consultora e auditora para empresas e estabelecimentos de alimentação
Nutricionista com pós graduação em Gerontologia
Voluntária na orientação de nutrição da ABRAZ de Campinas – Associação Brasileira de Alzheimer