A importância da retenção de talentos
Richard Branson é CEO do grupo Virgin, holding que controla mais de 200 empresas e um dos empresários britânicos mais bem sucedido das últimas décadas. E ele é enfático quando questionado sobre qual é o capital mais importante de suas empresas: seus funcionários.
Principalmente agora que o mercado brasileiro mostra sinais de recuperação, ter aquele colaborador que realmente “põe a mão na massa” se torna essencial para a empresa aproveitar esse aquecimento. O problema é que seus concorrentes, também estão nesse movimento e começam a assediar os seus melhores funcionários.
Então surge a pergunta: Como reter (e atrair) os talentos de sua empresa?
É uma resposta complexa, pois cada colaborador possui suas próprias motivações (a Pirâmide de Maslow fornece informações importantíssimas para essa avaliação), valores pessoais e objetivos profissionais. Justamente por isso, além de analisar o perfil de cada pessoa e manter um relacionamento pessoal, a empresa pode utilizar diversos recursos para sensibilizar e segurar os seus melhores talentos, tais como:
COMUNICAÇÃO TRANSPARENTE
Os colaboradores precisam saber que as informações que recebem oficialmente sobre a situação da empresa, avaliação econômica, metas atingidas e visão de futuro, são sinceras e claras. Demonstrar que a confiança é um “caminho de mão dupla”, cria segurança e engajamento em todos na organização. Para isso, elaborar um plano de comunicação interna é essencial (confira nosso artigo Como elaborar estratégias de endomarketing).
VALORIZE SEUS COLABORADORES
O segundo passo, é oferecer aos colaboradores a oportunidade de crescer dentro da empresa, através de incentivos ao aprimoramento profissional, tais como cursos de atualização, promoções e encorajar que contribuem com sugestões de melhoria nos processos operacionais, fazem que eles se sintam mais valorizados.
CRIE UM PLANO DE CARREIRA
Oferecer um plano de educação com cursos que complementem as competências e habilidades dos colaboradores, mapeando as necessidades da própria empresa, é essencial.
A educação corporativa continuada pode ser implantada de diversas formas, dependendo do tipo de curso, a quantidade de participantes e a verba disponível, podem ser convênios com as instituições de ensino, cursos livres e até turmas in company. Dessa forma, além de suprir as próprias carências internas, a empresa permite que seus funcionários visualizem o próprio crescimento profissional.
EXPLORE A TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Promova a criação de equipes multidisciplinares e heterogêneos para estimular a geração de novas ideias e solucionar os desafios enfrentados no dia a dia. Essa troca de experiências é extremamente produtiva, porque permite que os funcionários aprendam uns com os outros, além de potencializar a criação de novos produtos ou serviços inovadores para o portfólio da empresa.
Assim, a equipe aprende a compreender a importância das competências individuais, permitindo combinar as habilidades de cada membro, para extrair ao máximo do potencial coletivo.
IMPLANTE UMA POLÍTICA DE FEEDBACK
“A direção é mais importante que a velocidade”, com essa premissa em mente e tantos estímulos para o crescimento profissional, além dos desafios e as atividades diárias, é muito importante adotar a política de fornecer feedback aos colaboradores, de forma regular.
Assim o colaborador se sente protegido, pois se sente seguro em explorar seu potencial, e a empresa evita desperdícios de energia desnecessária por parte da equipe, além de neutralizar possíveis perdas.
Existem muitas outras ferramentas para fomentar a retenção de talentos, como oferecer benefícios, políticas de renumeração, participação dos lucros entre outros. O mais importante para o sucesso é a manutenção a longo prazo, alinhando os objetivos da empresa, com as expectativas de seus colaboradores em relação ao futuro.
Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing Comunicação e Publicidade