07 dicas para evitar distrações no trabalho

Parece que todo mundo tem o objetivo de chamar a nossa atenção, seja através de mensagens no WhatsApp, notificações de curtidas nas redes sociais ou alguém iniciando uma conversa aleatória. Está cada vez mais difícil manter a concentração no trabalho com tantos ruídos externos. Então, como podemos blindar nossa mente das distrações?

Confira algumas dicas que podem ajudar:

1. Estimule o Cérebro

Para o cérebro a se manter focado, é preciso colocá-lo para trabalhar. Isso pode ser feito através de perguntas relacionadas a tarefa ou aprendendo coisas novas que ajudem na realização do trabalho. Porém, tenha cuidado para que a pesquisa não se torne procrastinação.

2. Faça anotações

Quantas vezes você precisou de uma informação, pesquisou e quando retornou para aplicá-la, já a tinha esquecido? Isso acontece porque a nossa memória de curto prazo leva aproximadamente 3 segundos para esquecer algo.
Manter as informações na cabeça consome muita energia, dando espaço para a mente escapar em pensamentos e perder o foco. Anote, assim você permite que o cérebro se concentre no que realmente é importante.

3. Promova a meditação

É possível treinar a capacidade de manter a atenção plena em uma atividade, através da meditação ou com exercícios simples como olhar fixamente para uma planta. Sempre que perceber que os pensamentos “fugiram”, volte a se concentrar na planta.

4. Elimine as distrações

Antes de iniciar uma atividade, elimine tudo o que pode roubar sua concentração. Mantenha as notificações do celular no silencioso e avise as pessoas que gostaria de não ser incomodado. Para isso, é importante criar uma rotina para checar e responder as mensagens.

5. Faça pequenos intervalos

Estabeleça uma agenda com pequenos intervalos, porque esses momentos breves ajudam você a espairecer do estresse e aumentar a concentração durante a execução do trabalho.

6. Planeje o seu dia

Colaboradores que planejam o dia conseguem aumentar foco e produtividade. Para isso, organize o dia conforme a prioridade de cada atividade, considerando seus horários e prazos de entrega.

7. Organize a mente

Em um mesmo dia, nossas tarefas podem exigir diferentes formas de raciocínio. Por exemplo, se concentrar na análise de um relatório técnico, na leitura de um memorando, conversas telefônicas ou criar uma apresentação para a diretoria.

Como somos multitarefas, organizar as atividades por categorias pode aumentar a qualidade de concentração e a produtividade. Por exemplo, definir horários para falar com os fornecedores, para responder os e-mails, alinhar o status de projetos com a equipe etc.