04 dicas de como promover o autogerenciamento

Com a implantação do homeoffice e sua evolução para a jornada mista de trabalho, uma das características comportamentais mais desejadas nos colaboradores, mesmo sem exercer função de liderança, é o autogerenciamento.

Isso porque grande parte dos colaboradores precisaram aprender a gerenciar todas as atividades de casa, família, aulas online dos filhos e ao mesmo tempo, executar e entregar as demandas profissionais. E tudo isso, sem deixar a ansiedade e estresse drenarem suas energias.

Abaixo, listamos 04 dicas que podem ajudar você a desenvolver essa nova competência com seus colaboradores.

ENSINE A TER UMA VISÃO MACRO

É importante que o colaborador saiba priorizar e organizar todas atividades, analisando qual delas faz mais sentido executar primeiro, considerando o grau de dificuldade, tempo de execução e como sua finalização vai ajudar e/ou impactar as outras tarefas, tanto as dele próprio como as atividades dos outros colegas de equipe.

Para isso, os colaboradores precisam ter mais informações sobre seus projetos, para que possam ter uma visão mais global e como o seu trabalho se encaixa na estratégia macro da empresa.

PROMOVA A INTEGRAÇÃO

Para promover o item anterior, é preciso que os colaboradores conversem entre si.

É fundamental que os colaboradores se relacionem de forma mais natural (mesmo no ambiente online), tanto com os colegas de sua área como a de outros departamentos.

E conforme o colaborador ganha confiança no autogerenciamento, ele descobre que cada vez mais, vai depender das entregas de outros profissionais e como tudo está interligado. Por isso, é tão importante fazer que essa comunicação entre todos seja ágil e harmoniosa.

PROMOVA A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Para o colaborador conseguir ministrar a autogestão com eficiência, é necessário ter maturidade profissional e responsabilidade. Isso porque ele precisará cuidar de todas as suas tarefas, sem ter um chefe cobrando por cada etapa ou verificando se está sendo realizado de forma correta. Principalmente, para se manter motivado em situações que envolvem pressão por resultados, prazos apertados ou até frustração.

A inteligência emocional pode ser desenvolvida nos colaboradores através de programas de mentoria.

CUIDADO ESPECIAL COM OS “DESGARRADOS”

É normal em um contexto de grandes mudanças e novas responsabilidades, que alguns colaboradores se isolem. Eles podem querer trabalhar de forma autossuficiente e assim, evitar as interações mais estratégicas ou até mesmo sociais, se concentrando apenas em executar o que já estava atribuído a sua antiga função.

É preciso orientar suas lideranças que os acompanhem de forma mais próxima, com o objetivo de fazer que eles percebam o novo contexto e o quanto seu trabalho é importante para a empresa.

E conforme os colaboradores se desenvolvem, novas ferramentas e competências podem ser aplicadas.

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing e Comunicação