A Importância da Comunicação Não-Violenta para as Empresas
A comunicação é uma das habilidades fundamentais para o sucesso profissional. No entanto, muitas vezes os colaboradores podem adotar uma abordagem ríspida ou até agressiva, alimentada pela competição corporativa, demonstração de poder ou até como válvula de escape do estresse. E é aí que a Comunicação Não-Violenta (CNV) deve ser adotada para manter um ambiente de trabalho equilibrado e saudável para todos.
Mas afinal, o que é Comunicação Não-Violenta?
A CNV (ou Comunicação Não-Violenta) é uma abordagem de comunicação criada para estabelecer conexões e evitar conflitos entre as pessoas. Para isso, tem base 04 pilares: observação neutra, sentimentos, necessidades e pedidos, com o objetivo de permitir que o colaborador se expresse de forma honesta e autêntica, ao mesmo tempo que mantém empatia e respeito aos outros.
O grande benefício da CNV é criar um ambiente de trabalho onde os colaboradores podem expressar suas ideias e propostas evitando uma linguagem passiva-agressiva. Isso contribui para uma cultura de trabalho seguro e propício a inovação, pontos fundamentais para retenção de talentos e vantagem competitiva no mercado.
Até mesmo porque os conflitos podem ser inevitáveis no ambiente de trabalho, principalmente em departamentos da empresa que envolvem competição, como a equipe de vendas. No entanto, é a maneira como lidamos com esses conflitos que determina seu impacto no clima organizacional. A CNV propõe uma estrutura para abordar conflitos de forma respeitosa e produtiva, enfatizando a escuta ativa e a compreensão mútua entre as partes envolvidas com único objetivo de encontrar soluções colaborativas.
Todo esse cuidado em criar uma cultura de comunicação eficiente, livre de julgamentos, censuras veladas ou até retaliação, tem o objetivo de desenvolver a vantagens competitivas através do crescimento do capital humano, engajamento dos colaboradores, aumento da produtividade e muitos mais.