04 dicas para o gestor criar conexão com seus colaboradores
Você teria confiança em ser liderado por alguém que não tivesse o mínimo de sintonia com você? Criar uma conexão verdadeira e demonstrar interesse genuíno é fundamental para mantermos as relações interpessoais no trabalho porque ajuda a estabelecer uma relação de confiança, principalmente entre gestores e colaboradores.
Então, preparamos 4 dicas para que seus gestores criem conexão com os colaboradores. Confira!
1. Rapport na Comunicação
Toda comunicação interpessoal tem o objetivo de criar uma conexão entre interlocutor e receptor. Conhecer profundamente as necessidades e ambições do colaborador é muito importante para demonstrar que o respeita, tornando o relacionamento de trabalho mais produtivo e transparente.
2. Ofereça orientação
Entender os desafios e ambições de cada colaborador, permite que o gestor ofereça uma dica rápida e de valor para que eles consigam realizar suas tarefas. Essa abordagem já no início da conversa pode ajudar a conquistar a confiança de cada um na equipe.
Vale lembrar que essa interação tem que ser espontânea e sincera.
3. Espelhamento
Durante a conversa, preste atenção no comportamento e movimento corporal do colaborador. O objetivo é de forma bem sutil, replicar a postura, tom de voz e expressões da outra pessoa. Essa técnica de rapport se chama Espelhamento.
Se o perfil da pessoa for mais expansiva, seja expansivo também. Caso seja mais reservado e contido, respeite isso e seja também.
O espelhamento permite que a pessoa crie sintonia com você e confie na mensagem que está recebendo. Porém, tome cuidado para não exagerar e fazer uma imitação grosseira.
4. Entenda o contexto
Colocar as orientações de trabalho dentro de um contexto, ajuda a transmitir o que é preciso fazer e explica o porquê daquilo ser tão importante.
Dessa forma, o colaborador pode assimilar mensagem e perceber como o seu papel é importante para a realização da tarefa, afastando aquela sensação de “receber ordem de um mandão”.