Quanto custa montar um refeitório na minha empresa
Você acredita que é mais barato montar uma cozinha em sua própria empresa do que oferecer refeições já prontas ou vale refeição?
Você já parou para pensar em toda a estrutura, equipamentos e funcionários necessários para montar uma cozinha em sua empresa?
Em primeiro lugar, você precisará dispor de um espaço para a montagem da cozinha. Antes de tudo, você precisará pintar, trocar os pisos, se for o caso, proporcionando um ambiente clean e agradável.
Depois disso, é a vez de pensar na iluminação, instalações de água, esgotos e energia elétrica.
Feito isso, você precisará adquirir os equipamentos: fogões industriais, pia, geladeira, freezer, bancadas, mesas e cadeiras para acomodação dos funcionários.
Lembre-se que as chapas de inox necessárias costumam ter um custo muito alto e demandam um tempo para produção.
Para planejar tudo isso, na maioria das vezes, é necessário contratar um arquiteto ou decorador para auxiliar no planejamento da estrutura.
O próximo passo são os utensílios de cozinha: panelas, assadeiras, liquidificadores, pratos, copos, talheres e tudo o mais que costumamos usar na cozinha de casa, porém, em uma quantidade bem maior.
Lembre-se que você terá que adquirir uma quantidade maior, visto que pratos e copos principalmente estão sujeitos a cair e quebrar a qualquer momento.
Começando a funcionar
Todas essas coisas que enumeramos acima são necessárias apenas para montar a cozinha. E a essas alturas, com certeza você já teve um gasto bem alto.
Agora é a hora de recrutar funcionários: uma cozinha industrial precisa de cozinheiros especializados, nutricionista, pessoal de limpeza, e auxiliares. Lá se vai mais uma despesa mensal com folha de pagamento de toda essa gente.
Outro gasto mensal também será com a compra dos alimentos. Todo mês, um dos compradores da empresa precisará de um tempo para fazer cotações e comparativos de preços.
Será necessário escolher um local para comprar alimentos com bom preço e qualidade. O nutricionista auxiliará na elaboração do cardápio para definir o que comprar.
Será que vale a pena?
Tendo em vista o exposto acima, será que vale mesmo a pena contar com uma cozinha para preparar as refeições dos funcionários na própria empresa?
Ou será que não seria melhor cogitar a possibilidade de adquirir as refeições já prontas e apenas servi-las aos empregados?
Lembre-se que neste caso você gastaria um valor bem menor do que o necessário para aquisição dos equipamentos e manutenção de mais esse departamento em sua empresa.
Terceirize já!
Contratar uma empresa especializada no serviço de preparar e entregar refeições para outras empresas é muito mais barato e seguro.
Isso porque a empresa já conta com toda a estrutura e os funcionários necessários para a elaboração dos pratos.
E tem mais: uma empresa especializada neste segmento conta com um rigoroso controle de qualidade, que tem como principal objetivo preservar a saúde de quem consome as refeições.
O cardápio é elaborado com base em informações nutricionais e oferecido diariamente como uma alternativa balanceada e saudável.
Por um investimento muito menor, você ganha a tranquilidade de saber que a alimentação dos seus funcionários está em boas mãos.